04/04/2018

Uma Igreja em Guerra

O clima de guerra no circuito apostólico.

Então, lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma.  Pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito:  Ele foi contado com os malfeitores.   Porque o que a mim se refere está sendo cumprido.
Lucas 22:36‭-‬37

Não podemos separar este texto do assunto tratado no capítulo. Jesus acabara de revelar a presença de um traidor infiltrado no seu círculo mais íntimo. Para aquecer ainda mais o clima, alguns de seus discípulos brigavam por posições. Espionagem, hierarquia militar são assuntos comuns em um grupo que tentava tomar o poder. O sonho dos judeus era o cumprimento de profecias que prometiam transformar Israel na cabeça das nações.
Os primeiros discípulos de Cristo já sonhavam com suas futuras conquistas e nomeações ao invés de enxugar a máquina administrativa do Reino. Só esqueceram que em sua insurreição teriam de lutar contra Roma o maior império do mundo da época.
Jesus foi incitado a participar disso como líder máximo. A situação era cômica, o que levou Jesus a mostrar o quão ridículo, épico e imaginário seria aquela briga contra Nero.
Entendo que o Senhor foi um tanto sarcástico ao dizer mais ou menos o seguinte: Quer começar uma guerra, então vendam suas capas muito usadas no desapego, comprem espadas enferrujadas e encarem com isso, o exército romano. Não calcularam possíveis perdas, pois os romanos possuiam o arsenal mais moderno e mais destruidor que existia na Época. Equivale a Coreia do Norte desafiar os Estados Unidos.
É possível que o dinheiro gerado pela venda das capas só pudesse adquirir velhas espadas sem corte, e colocá-las nas mãos de soldados inaptos. Pedro provou no Getsemani a sua incompetência para o combate ao usar uma das espadas que possuíam para cortar a cabeça de Maluco, mas o máximo que conseguiu foi acertar na orelha.
Aí Jesus termina a conversa dando a entender, que 2, 3, 20 ou 100 não daria nem pra saída neste tipo de batalha e explica o motivo dizendo o seguinte: Pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito: Ele foi contado com os malfeitores. Porque o que a mim se refere está sendo cumprido (Lucas 22:37).

Ele veio para morrer e não para lutar, veio para perder e não para ganhar.

Jesus disse aos seus discípulos para não saírem a guerra, sem antes avaliar suas possibilidades de vitória.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.