08/09/2017

Exegese em Neemias. Entendendo o seu papel na redenção de Israel

⚓ O primeiro passo é lançar nossa âncora nas mais profundas águas deste texto bíblico.
➡O segundo passo é buscar recursos etimológicos, que nos ajudem a entender o que os ouvintes originais entenderam.
➡Terceiro passo. É preciso entrar na cultura da época. Uma das ferramentas das quais dispomos pars fazer isso, é procurar palavras chaves nesta passagem.
➡Quarto passo, buscar aplicações contemporâneas pars os princípios contidos no texto.

Neemias: 1. 1. Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital, 2. que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.

Vamos começar com uma referência histórica importante: na época em que este texto foi escrito, Israel se encontrava cativo sob a egide de Artaxerxes. (רע) roa, pode significar algum tipo de maldade ou mal sofrido por causa da sua condição de eunuco, a qual lhe foi imposta por ser um escravo que se aproximava muito de Artaxerxes, tanto da sua mesa, quanto de seu harém. Provavelmente foi esse o modo como o Rei interpretou o semblante decaído de Neemias.

Qualquer tipo de comportamento, que poderia parecer inadequado ao Rei era considerado um gesto altamente inconveniente e irritadiço para aquele que se considerava o dono do mundo. Apesar de lhe ter passado pela mente, que seu gesto poderia lhe custar à vida, Neemias viu, naquele momento uma oportunidade para expor o seu dilema particular e de todo o seu povo. Sua herança cultural e religiosa estavam destruídas, sua masculinidade ferida, sua historia familiar enterrada e sua liberdade emocional sob ameaça. Deus, porem, como sempre faz, transformou aquele momento em uma experiência favorável a toda sua nação.

O retorno para a terra prometida foi costurado naquele exato momento. Neemias era uma pessoa da mais absoluta confiança do rei, que colocava a sua própria vida em suas mãos, pois Neemias bebia o vinho antes dele, para mostrar que não estava envenenado. Na sua posição, Artaxerxes não tinha muita gente em quem confiar e achou que Neemias merecia um prêmio por sua fidelidade.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.