31/07/2017

Novo estudo em Juízes. Vazio de liderança e suas consequências

Estudos do livro de Juízes, ministrados em áudio, no grupo Kerigma do WhatsApp, diariamente. Capítulo por capítulo.
“Abimeleque, filho de Jerubaal, foi-se a Siquém, aos irmãos de sua mãe, e falou-lhes e a toda a geração da casa do pai de sua mãe, dizendo: Falai, peço-vos, aos ouvidos de todos os cidadãos de Siquém: Que vos parece melhor: que setenta homens, todos os filhos de Jerubaal, dominem sobre vós ou que apenas um domine sobre vós? Lembrai-vos também de que sou osso vosso e carne vossa.” (Juízes 9:1-2)

- Jerubaal foi um título dado a Gideão por ter derrubado o altar de baal. Significa deixe BAAL contender. Nesta contenda baal levou a pior, como sempre. Até um aparente avanço de só acontece quando Deus  oferece um peão para ser sacrificado, apenas para ajeitar o tabuleiro, para um checkmat. É neste momento, que a batalha termina. 

Estamos mais dispostos a tomar posse da vitória, do que assumir o risco de virar um peão estrebuchando no tabuleiro. João, Pedro, Tiago, Paulo e Estêvao, estavam dispostos a se oferecerem como sacrifício vivo ou morto, desde que isso abrisse caminho para o avanço do Evangelho de Cristo.
Gideão deu a sua vida por uma causa justa, que era defender o território pertencente à Israel. Sua morte, porém, criou um vazio na liderança da nação, que voltou a cair nos mesmos erros do passado, fazendo alianças com os deuses dos povos vizinhos.

Foi em meio a este clima de infidelidade, que surgiu alguém capaz de administrar o caos a seu favor. Os desonestos precisam do caos e o alimentam, para subirem no conceito do povo, apresenta tanto soluções inócuas.
........

(Abiymelek) Abimeleque = meu pai é rei”. (אבימלך) Trata-se de um filho de Gideão com uma concubina, o que lhe dava um certo desprezo. Os israelitas costumavam dar às pessoas títulos ou apelidos, que tinham a ver com alguma características de seu comportamento, caráter ou com a sua forma de se apresentar tarde diante do povo. Abimeleque deve ter se revoltado com o fato de ser considerado apenas como filho do rei, posição, que Gideão jamais requisitou. Ainda não fora adotada a monarquia. O golpe aconteceu a partir de Siquém, um local estratégico, por possuir um grande significado para a nação. Foi ali, que Josué construiu um altar pactual, imediatamente depois de sua entrada na Terra Prometida. O que ocorresse ali, afetaria toda a nação. 

Abimeleque matou toda a família de Gideão, livrando-se de possíveis concorrentes e se declarou rei. Ele não seria um rei ungido e escolhido pelo próprio Deus, mas por iniciativa própria. Esta mesma tática de avanço e tomada do poder, ainda contamina o coração humano, mas incorporou métodos mais sofisticados, tecnologia avançada, oratória mais convincente. Continua derrubando gente e a construir uma escada de assenção, com seus cadáveres.

A história mostra um final infeliz para a iniciativa de Abimeleque e não poderia ser diferente. O mesmo povo que apoiou, se revoltou contra ele. O que começa errado, termina errado.

Ubirajara Crespo 
............
#liderança, #poder #revolta #disputaporPoder

Se você quiser receber estes estudos no seu WhatsApp, basta me enviar seu número é código de área. Estes grupos são somente para recebimento de mensagens e não para conversa. Já somos mais de 600 pessoas

..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.