06/12/2016

Um modelo para a sua santidade

Disse ainda o Senhor a Moisés: “Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor , o Deus de vocês, sou santo.
Lv 19:1-2

Ser santo como Deus é, e não apenas como tentamos parecer. Esta é a nossa meta maior. Exige uma mudança de natureza e não apenas litúrgica. O acerto litúrgico não mede a quantos graus anda a nossa espiritualidade. Podemos até chegar no gesto certo, mas invalidado devido a mera imitação e gerado por uma Nova Natureza ou seja, por uma mudança de essência. Jesus nos mostrou, que se não nascermos de novo, não entraremos no Reino do Céu. Por mais impressionantes, que sejam as nossas posturas litúrgica, se não forem movidas pelo Novo Homem, são totalmente inúteis.
O que vem de dentro, ultrapassa, em muito, a entrega litúrgica mais quente tão incentivada, pelos modernos religiosos. É este o termômetro a ser usado para medir o peso da nossa espiritualidade e o nível de avivamento alcançado por uma Igreja? Este tipo de religioso transformou o Templo no local mais sagrado e mais apropriado para exibição de fervor religioso, quando a espirualidade deve ser vivida até mesmo quando somos obrigados a passar por locais impróprios. 
Veja como Moisés deu uma lista de demonstrações de santidade que realmente afetam a vida litúrgica. Toda esta lista tem mais a ver com o nosso comportamento fora do templo do que dentro. Os fariseus eram rigorosos com a guarda do sábado, mas, neste mesmo dia se reuniaram para bolar um plano, cujo objetivo era matar Jesus. O motivo mais alegado era o descumprimento de algum cerimonial ritualistico.
Ser santo pode significar a guarda do sábado, mas também inclui respeitar a sua mãe, reservar parte da colheita para os menos afortunados. Ser santo envolve participação nos rituais do Templo, mas também tem a ver com a prática da justiça, não montar esquemas capazes de arruinar outras pessoas, evitar escarnecer de quem é portador de deficiências e auxiliar órfãos e viúvas. Isto tem mais a ver com o bem que deixo de fazer do que com o mal que eu faço.
.................

Não sabe como mostrar Jesus atuando através de você? 
Veja algumas das sugestões aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Seu comentário é sempre bem vindo.
Volte sempre

A Bíblia do Guerreiro, a estação de tratamento e abastecimento onde você precisa parar todos os dias. O remédio mais eficaz para tratar o seu coração é a Palavra de Deus.